Quantcast
Channel: Autores estrangeiros – Letra Pequena
Viewing all articles
Browse latest Browse all 37

Vargas Llosa para menores

$
0
0

CapaBarco

Todos os dias, um rapaz observava um homem velho que observava o mar. Fonchito não consegue escapar à curiosidade que aquele homem nele desperta. Certa manhã, foi falar com ele. “Armando-se de força, murmurou: ‘Bom dia’.” E logo se percebeu que muitos seriam os momentos de encontro entre ambos.

O outro virou-se para o observar. Fonchito reparou que, na cara cheia de rugas do ancião, cintilavam uns olhos vivos e ainda jovens. Uns olhos tão intensos que pareciam ter visto todas as maravilhas que há no mundo.” Era mesmo assim.

“Olá, rapazinho, cumprimentou-o o velho senhor com uma voz tão suave que se diria o trinado de um passarinho.” Explicou-lhe que estava ali à espera que o barco das crianças aparecesse, “apontando para o mar com uma mão comprida e magrinha”. Mas Fonchito só via “uma pequena traineira de pescadores, a balouçar ao longe”. Diz-lhe o novo amigo: “Nem todas as pessoas merecem vê-lo.”

MioloBarco1 BarcoMiolo2

Mario Vargas Llosa, peruano, nobel da Literatura em 2010, criou esta personagem enigmática para falar do séc. XII na Europa, das Cruzadas, da crueldade e da esperança. Zuzanna Celej, polaca, confere um ambiente enigmático, sombrio, mas também terno à narrativa.

O barco da crianças, a que o ancião desejava voltar, queria “levar a cabo a façanha de salvar a cidade onde Cristo morreu apenas com os seus cantos, súplicas e orações”. Fonchito, enquanto esperava o autocarro, foi conhecendo a história deste velho… da sua idade. Uma manhã, ele não apareceu.

O pai e a madrasta do menino perguntam-se “desde esse dia por que razão ele passava tantas horas na varanda a perscrutar o mar”. Talvez quisesse zarpar.

O Barco das Crianças
Texto: Mario Vargas Llosa
Tradução: Vasco Gato
Ilustração: Zuzanna Celej
Edição: Editorial Presença
112 págs., 15,90€

(As imagens reproduzidas foram retiradas de Cooltural.)

PáginaBarcoImagem28Dez2019

Aqui fica a página Crianças completa, divulgada na edição do Público de 28 de Dezembro de 2019. As sugestões de Agenda são do Guia do Lazer.

Em 2020, continuaremos a trazer aqui o que de melhor se vai publicando (do nosso ponto de vista, claro!).

Bom ano novo!

(Obrigada por continuarem aí desse lado, mesmo quando estamos ausentes… por muito tempo.)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 37